Blog do Caminhoneiro
A operação da Iveco na Argentina mantém a liderança de mercado, no segmento acima de 16 toneladas, apostando na qualidade dos produtos comercializados. Para comprovar a eficiência dos veículos, a marca coloca à prova modelos como o Daily, Tector, Stralis e Hi-Way, além dos ônibus de aplicação urbana e rodoviária, utilizando-se da estrutura de desenvolvimento da Iveco Latin America. Fica no Brasil, mais especificamente em Sete Lagoas (MG), o palco dos testes que acontecem no Campo de Provas da Iveco, o primeiro de uma montadora de veículos comerciais no país, e uma das mais completas estruturas do gênero no mundo.
Desde sua inauguração, em 2015, aproximadamente 50 veículos argentinos enfrentaram desafios intensos, que vão de avaliações para medir componentes, como a suspensão, até testes que medem os ruídos dos caminhões. “Essa tem sido uma ferramenta muito importante para assegurar ao mercado o alto nível de excelência dos nossos produtos”, afirma Darwin Viegas, diretor de Engenharia de Desenvolvimento do Produto da Iveco. A Argentina já adota a tecnologia Euro V, legislação que regula as emissões de poluentes.
Com uma área de 300 mil metros quadrados, o Campo de Provas está localizado no Complexo Industrial da Iveco. Itens como freios e direção são exaustivamente testados em uma pista de alta velocidade, do tipo oval, com 1.650 metros de extensão. Destaque ainda para as avaliações submetidas ao Guarani, blindado da Iveco. Capacidade de partida em rampa, potência em trechos íngremes, durabilidade do freio de estacionamento e da embreagem são alguns dos testes exigidos pelo Exército Brasileiro, parceiro da Iveco no projeto.
Darwin ressalta ainda que foram investidos R$ 24 milhões na construção do Campo de Provas, que se tornou fundamental para a Iveco aprimorar ainda mais seus produtos e ampliar a competitividade no mercado de transportes. (Blog do Caminhoneiro)