Carplace
Esqueça aquele Camaro “ostentação” de quinta geração. A Chevrolet apresenta hoje a sexta geração do seu Muscle Car com melhorias suficientes para acabar com a fama de “doce como caramelo”. Por mais que pareça apenas uma reestilização, a sua plataforma é nova e a mecânica e eletrônica são bem diferentes da anterior.
O novo Camaro está mais leve. São 83 kg a menos graças ao uso extensivo de metais nobres, que permitiram 28% a mais de rigidez. Enquanto todos os carros crescem, o Muscle ficou menor, mais compacto: são 4.784 mm no comprimento (- 52 mm), largura de 1.894 mm (- 23 mm), 1.340 mm de altura (- 31 mm) e 2.812 mm de entre-eixos (- 40 mm).
Se não bastasse isso, ele pede permissão ao Corvette para empresar seu motor, um V8 6.2 aspirado com injeção direta de gasolina, 461 cv (55 cv a mais) e 62,9 kgfm de torque (6,2 kgfm a mais) enviados para as rodas traseiras por um novo câmbio de oito marchas com trocas manuais por borboletas no volante ou na alavanca.
Com um seletor de modo de condução, ele assume quatro diferentes personalidades. Ele mantém os freios Brembo, mas traz a mais a vetorização de torque e sistemas de segurança como o aviso de aproximação para frenagem. Por dentro, MyLink 2 com espelhamento de smartphones via Apple Car Play e Android Auto e carregador de celular por indução. Há ainda o ar-condicionado de duas zonas e a partida remota, como o Cruze. No painel, tela customizável com computador de bordo e manômetros como pressão de óleo e gráfico de força G.
Para marcar esta chegada, são 100 unidades do coupé da série especial de aniversário Fifty, comemorando 50 anos do modelo. A entrega acontecerá durante o Salão de São Paulo e seu preço é de R$ 297.000, todas na cor cinza com faixas no capô e tampa do porta-malas, logos alusivos da versão, refletor dianteiro, rodas de 20? exclusivas e uma plaqueta identificando a versão numerada. Para 2017, está prevista a chegada dos modelos SS Coupé e Conversível, ainda sem valores. (Carplace)