Auto Estrada
Fabricada em Goiana (PE), a nova geração do Jeep Compass acaba de ser lançada mundialmente no Brasil, antes de começar a ser comercializada em outros mercados, inclusive o norte-americano, onde fica a sede da fabricante. A Jeep, inclusive, tratou de divulgar a entrega da primeira unidade do SUV médio em todo o planeta, registrada em uma concessionária de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
O primeiro Compass a ser vendido é da versão topo de linha Trailhawk, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, tração 4×4, câmbio automático de nove marchas, rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus de uso misto. Mais completa da gama, essa configuração tem preço sugerido de R$ 149.990. O motor a diesel e a tração nas quatro rodas também são oferecidos na versão intermediária Longitute, por R$ 132.990.
Na sexta passada (21), a Jeep apresentou as configurações flex do novo Compass, mais baratas e equipadas com o novo motor Tigershark 2.0 aspirado de 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, conectado à caixa automática de seis velocidades, com tração sempre no eixo dianteiro. Essas versões devem corresponder, de acordo com estimativa da Jeep, a 70% das vendas do utilitário esportivo médio. Esse propulsor é importado do México.
Com motorização bicombustível, os preços sugeridos são de R$ 99.990 (Sport), R$ 106.990 (Longitude) e Limited (R$ 124.990). A Jeep também anunciou o valor da edição especial de lançamento Opening Edition: por R$ 109.990, tem produção limitada a 500 unidades e se baseia na versão Longitude, oferecendo mais equipamentos de série, como sistema de som da Beats, bancos de couro caramelo e sensores de luz e chuva.
Fabricado em Pernambuco, juntamente com o Jeep Renegade e a picape Toro, da Fiat, o novo Compass chega para disputar mercado com modelos como Hyundai ix35, Mitsubishi ASX e até Honda CR-V, considerando as configurações mais caras do Jeep. Na versão de entrada Sport, o Compass oferece faróis e lanternas com LEDs, controlador de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento, central multimídia com GPS, controles de tração e estabilidade, airbag duplo e ABS obrigatórios, monitoramento da pressão dos pneus, rodas de liga leve de 18 polegadas e controlador de velocidade de cruzeiro.
Itens tecnológicos avançados, como controlador adaptativo de velocidade, que regula automaticamente a velocidade em relação ao veículo à frente, farol alto automático, partida remota do motor, ajustes elétricos do banco do motorista, frenagem automática de emergência, sistema de estacionamento semiautônomo e sistema de som premium com nove alto-falantes são oferecidos como opcionais em pacote nas versões de topo Limited e Trailhawk. (Auto Estrada/Alessandro Reis)