Versão Sport do novo Honda Civic não tem só cara de esportivo

Carpress

 

Depois de promover o test-drive das versões EX e EXL do Civic, focadas no consumidor tradicional do sedã, e da inédita Touring, mais sofisticada e tecnológica, a Honda apresenta a nova versão Sport – esportiva, jovial e com a opção de câmbio manual, que custa R$ 87.900 (com câmbio CVT sai por R$ 94.900).

 

Avaliada pelo Carpress, a nova versão manual mostrou responder bem no trânsito urbano, com retomadas rápidas e, nas estradas, boa aceleração. A suspensão foi um grande acerto, pois mesmo em piso de paralelepípedos trata bem os passageiros, sem solavancos. Tem excelente estabilidade em curvas, mesmo as mais acentuadas.

 

Seu câmbio tem engates curtos e precisos, com boa troca de marchas no manual de seis velocidades e simplesmente imperceptível no automático – não se percebe nenhum tranco na troca de marchas, pois o câmbio está muito bem acertado.

 

Por fora o Civic Sport traz diferenciais exclusivos para a versão, como a grade dianteira com acabamento black piano e as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento escurecido. Dentro há bancos em tecido premium, que permitem posição ideal de pilotagem e ergonomia perfeita.

 

O veículo traz um pacote completo de equipamentos de série em que se destacam ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controlador de velocidade, botão Econ de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida e descida em todas as posições, sistema de som com quatro alto-falantes, conexões bluetooth e USB e comandos no volante, câmera para manobras em ré, entre outros. A versão Sport com transmissão CVT traz paddle shifters para trocas de marcha por borboletas atrás do volante.

 

Para garantir a segurança dos ocupantes, o Civic oferece airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, sistema de partida em aclive, sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist, luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, luzes de rodagem diurna e lanternas traseiras em LED, faróis de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros. A motorização é 2.0 i-VTEC FlexOne, com 150 cv com gasolina a 155 cv com etanol.

 

O interior completamente novo do modelo foi desenhado para combinar com a modernidade e a sofisticação do exterior e proporcionar conforto ampliado, aliado ao uso de tecnologias e materiais de alto padrão. Houve aumento nas medidas – o espaço para as pernas no banco traseiro, por exemplo, foi ampliado em 55 milímetros.

 

Agora é possível elogiar o tamanho do porta-malas. São 525 litros, o maior entre todas as gerações do modelo, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga mais larga que a do modelo anterior. O console central, completamente reconfigurado, traz 7,2 litros de capacidade.

 

Conforto

 

Para garantir boa dirigibilidade, a rigidez torcional do Civic foi ampliada em 25%, enquanto o peso da carroceria foi reduzido em 22 kg se comparado à geração anterior. A rigidez da carroceria nos pontos de montagem da suspensão e do subchassi foi consideravelmente ampliada.

 

Construído sobre a base de uma carroceria ultrarrígida e leve, o sistema de suspensão da nova geração adota a configuração mais sofisticada de sua história. O conjunto totalmente independente de suspensões inclui a configuração, inédita no modelo, de multibraços montados no subchassi traseiro.

 

Tudo bem, é mais uma versão. Mas, qualquer que seja ela, há um certo olhar de contemplação. Exteriormente impressiona muito mais pela traseira de seus faróis invocados do que a frente. No caso da versão Sport, porta de entrada para esse carro, quer atrair mais os jovens que buscam ousadia em um sedã.

 

Mesmo em preto, a cor mais ousada e agressiva, o carro é mais bonito por fora e por dentro. Ser esportivo poderia requerer mais tecnologia. Em vez de uma central multimídia como a que equipa as versões EXL e Touring, há um sistema de som bonito, mas apenas  normal, se comparado com tudo que tem de bom nas versões mais elevadas. Não há, na Sport, por exemplo, bancos de couro. Mas ela entrega um ótimo acabamento.

 

O Civic Sport é oferecido nas cores externas branco Estelar (perolizada), branco Tafetá (sólida), prata Platinum (metálica) e preto Cristal (perolizada). Melhor de tudo é que a versão Sport é mais barata do que a que seu pai elegante queria comprar. Mas Civic é Honda. E quem não quer ter um Civic da nova geração na garagem? (Carpress)