Novo Civic tem recall relacionado a freios nos EUA

Jornal do carro

 

A Honda dos Estados Unidos está convocando aproximadamente 350 mil unidades do Civic da décima geração para consertar uma pane relacionada ao freio de estacionamento elétrico.

 

A montadora divulgou comunicado informando que o software do controle de estabilidade pode inibir a atuação do freio elétrico, caso ele seja acionado imediatamente após a ignição ter sido desligada.

 

Sem o freio acionado e o veículo em Park, o carro pode se movimentar, causando acidente. A Honda acrescentou, porém, que não há relatos de acidentes relacionados à falha.

 

O problema foi descoberto por meio de reclamações de clientes, que reportaram que a luz de advertência de falha no freio estava acesa no painel.

 

Nos EUA, a Honda vai começar a notificar os proprietários no mês que vem. Para resolver o problema, os concessionários irão fazer atualização do software, sem custos.

 

O comunicado da Honda, feito esta semana, coincide com atitude semelhante tomada pela Toyota nos Estados Unidos, que também está realizando recall de 92 mil unidades do híbrido Prius anos 2016 e 2017 para corrigir falha semelhante.

 

No Brasil, até agora, nenhuma das duas montadoras se pronunciou a respeito.

 

O Prius vendido no País é importado do Japão. O Civic de décima geração, com sistema de freio elétrico, idêntico ao modelo norte-americano, está à venda desde o final de agosto. O modelo é produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo. (Jornal do carro)