Já pensou em beber a água que sai do ar-condicionado?

Jornal do Carro

 

Sabe aquela água que cai do carro e molha todo o chão quando o ar-condicionado está ligado? Pois ela pode ser bebida! Mas espere aí, não é tão simples assim. Isso pode, sim, ser feito, mas após filtragem e armazenamento correto.

 

Esse é o resultado de uma pesquisa de engenheiros da Ford. A montadora desenvolve um programa que incentiva seus empregados a pensar em inovação.

 

E o reaproveitamento de água resultante da condensação do ar-condicionado é uma delas. Ela foi apresentada pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger.

 

Eles criaram um projeto experimental para aplicação futura de um sistema que gera água potável no interior do veículo (veja o vídeo).

 

Ao testar a ideia, eles descobriram que um carro pode produzir quase 2 litros de água por hora. Isso significa menos paradas na estrada e menos garrafas plásticas no lixo ou no meio ambiente.

 

O projeto foi inspirado em um outdoor existente em Lima, no Peru, que usa o mesmo princípio para fornecer água potável à população local.

 

É composto por um dispositivo que capta, filtra e armazena a água no carro para uso em uma torneira no console: “Toda a água que se perde deve ser recuperada para servir a um propósito”, diz Martin. “O On-The-Go H2O (nome do projeto) pode ajudar pessoas no trânsito ou em áreas de difícil acesso a água, mesmo em locais remotos”. (Jornal do Carro)