Jornal do Carro
A montadora chinesa Geely está prestes a anunciar a criação de uma nova marca de automóveis, a Lynk & Co. Fontes dão até uma data para isso ocorrer: 20 de outubro, quinta-feira da semana que vem.
A Geely pretende com a nova empresa atender o segmento médio do mercado chinês. A ideia é que a Lynk concorra com marcas estrangeiras que atuam no China, caso da General Motors. Os veículos da montadora americana são produzidos no país asiático pela Saic Motor.
Assim, os atuais automóveis da Geely continuariam competindo com marcas chinesas. No mercado de luxo a Geely atua com a Volvo, marca comprada da Ford há seis anos.
Embora as operações devam começar pela China, os planos da empresa são de expansão para os Estados Unidos e Europa, na sequência.
Na China, a expectativa é a de que as vendas comecem no ano que vem.
A nova marca deverá ser a primeira a utilizar a plataforma modular compacta desenvolvida na Suécia pela Geely e Volvo. A previsão é a de que a base comum sirva a todos os automóveis do grupo.
Embora não haja informações oficiais mais detalhadas sobre a nova empresa e futuros produtos, um porta-voz do grupo confirmou o lançamento de uma página oficial da marca na internet, a ser feito em Berlim, na Alemanha, no dia 20.
Extra-oficialmente, espera-se o lançamento de um utilitário-esportivo e de um sedã, ainda sob desenvolvimento. (Jornal do Carro)