Gasolina barata torna híbridos pouco atraentes nos EUA

Jornal do carro

 

Quando todo mundo achava que carros híbridos e elétricos seriam o futuro (para não dizer o presente), eis que a Subaru tira de linha nos Estados Unidos seu híbrido Crosstrek, um crossover que teve vida curta na versão equipada com motor a gasolina e elétrico.

 

Lançado em 2013, já como linha 2014, o modelo da japonesa Subaru aparentemente tinha tudo para decolar: a marca tem muito prestígio nos EUA; crossovers têm vendas crescentes em quase todo o mundo e, afinal, o modelo é híbrido.

 

Mas os preços baixos da gasolina naquele país acabam sendo um entrave para a venda de carros que gastam pouco combustível. Esta deve ter sido a causa da morte do jovem Crosstrek híbrido.

 

O Crosstrek foi o primeiro híbrido da Subaru, e fez sua estreia no Salão de Nova York, em 2013.

 

O problema é que a economia em relação ao modelo a gasolina não é tão grande assim.

 

Com motor a combustão e transmissão automática continuamente variável (CVT), o Crosstrek faz, de acordo com a Subaru, 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na rodovia. Este carro custa US$ 24.245, o equivalente a R$ 77.200.

 

Já o Crosstrek híbrido, que custa US$ 3 mil a mais (US$ 27.245, equivalentes a R$ 86.800), faz os mesmos 14,3 km/l na estrada e 12,7 km/l na cidade. Assim, a pouca economia (e apenas em trajetos urbanos) aparentemente não compensa diante do preço maior de aquisição do veículo e do baixo preço do combustível fóssil.

 

O Crosstrek híbrido utiliza a combinação de motor 2.0 boxer de quatro cilindros a gasolina e uma unidade elétrica, totalizando potência de 160 cavalos.

 

Mesmo com o fim da versão híbrida do Crosstrek, a montadora japonesa informou que deverá voltar a oferecer híbridos plug-in nos EUA em 2018. (Jornal do carro)