Jornal do Carro
Em outros tempos, fazer baliza sem dificuldade era algo de que poucos motoristas podiam se gabar. A tarefa ficou bem mais fácil com a ajuda dos sensores de obstáculos e das câmeras na traseira dos carros, que estão se popularizando.
Os sensores funcionam por meio de ultrassom. “Cápsulas colocadas em vários pontos da traseira emitem uma vibração que bate nas barreiras físicas e retorna”, diz o diretor de engenharia da Pósitron, fabricante desses equipamentos, Fabio Fávari. “O tempo de ida e volta da vibração permite identificar a distância e posição do obstáculo.”
A câmera traseira tem um sensor que capta a luz, como nas máquinas fotográficas. O campo de visão depende do ângulo de abertura da lente. “Os modelos mais caros, de 170°, permitem ampla visualização”, ele afirma.
Na prática, os dois itens se complementam. Enquanto o sensor emite um alerta quando o carro se aproxima de uma barreira física, a câmera antecipa ao motorista a presença de elementos ainda distantes, como uma criança brincando, por exemplo.
A instalação dos acessórios é simples. Os dois podem ser embutidos no para-choque ou, quando não é possível ou conveniente furar a peça, fixados em suportes próximos à placa traseira. Cabos coaxiais levam os sinais captados ao módulo, que se conecta à central multimídia e à marcha a ré do veículo.
Para os marinheiros de primeira viagem, há algumas “pegadinhas”. Algumas câmeras distorcem as imagens. Além disso, os sensores de obstáculos começam a enviar os avisos sonoros a uma distância considerável da barreira física. Se o motorista se intimidar com o primeiro bipe, terá a impressão de que o carro não cabe em nenhuma vaga.
Assessor técnico da Fiat, Ricardo Dilser dá boas dicas a esse respeito. “No começo, o ideal é guiar da maneira como você está acostumado. Se virava a cabeça para trás, continue fazendo isso. Compare suas percepções com as imagens da câmera e analise a frequência dos alertas sonoros. Com o tempo, você entenderá o funcionamento dos acessórios e passará a manobrar o carro baseando-se apenas neles.”
Preços
Há boa oferta de itens no mercado. As concessionárias vendem acessórios que não afetam a garantia do veículo, pois são homologados pelas montadoras.
Na Fiat Sinal, na zona oeste (3746-2600), os sensores saem por R$ 480 e as câmeras custam de R$ 980 a R$ 1.500. No sistema mais caro, as imagens são exibidas no retrovisor interno.
Há concessionárias que oferecem peças de fornecedores parceiros. A garantia do item é dada por sua fabricante, enquanto a autorizada responde pela instalação.
Em autorizadas VW, há sensores de obstáculos e câmeras traseiras da Kostal — por R$ 450,75 e R$ 208,64, respectivamente.
Centros automotivos têm acessórios com preços menores. Da Pósitron, o preço médio é de R$ 150 para os sensores e de R$ 170 para a câmera.
Mas é preciso ter cuidado na escolha do profissional que fará a instalação, pois erros podem levar ao cancelamento da garantia do veículo. “Em caso de pane elétrica, a montadora fará uma análise para ver se o defeito teve relação com a instalação”, explica Dilser. (Jornal do Carro)