Carplace
Em seu primeiro mês cheio nas concessionárias, a nova geração do Civic mostrou potencial. Com 2.820 emplacamentos, melhor resultado desde julho do ano passado (3.488), o sedã médio da Honda saltou da quinta para a segunda posição no segmento, encurtando a enorme vantagem do líder Corolla.
Já o Toyota, embora tenha mantido uma confortável liderança ao registrar 4.797 unidades, foi o único entre os quatro primeiros colocados a ter resultados piores na comparação com agosto e com setembro de 2015, graças ao seu mês mais fraco desde janeiro (4.243).
Mesmo caindo para a terceira posição, o Chevrolet Cruze (1.442) cresceu quase 40% em um ano e chegou ao seu resultado mais expressivo desde março de 2015 (1.580).
O VW Jetta, embalado por promoções, passou incólume à paralisação de atividades da marca durante algumas semanas e repetiu a quarta posição de agosto, com 1.052 unidades. Depois de dois meses seguidos em terceiro, o Ford Focus Fastback (634) perdeu fôlego, registrando quase 20% a menos do que há um ano.
Destaque para o Mitsubishi Lancer (347): vendido em algumas praças abaixo dos R$ 70 mil, o modelo repetiu a sexta posição graças a um avanço superior a 45% sobre 2015.
Mais uma vez, destaque negativo para o Sentra. Com apenas 315 emplacamentos, o Nissan, em baixa de quase 60% sobre o ano passado, teve o seu mês mais fraco desde setembro de 2013 (247) e foi superado por um Renault Fluence (317) que cresceu quase 70% sobre o mês anterior. (Carplace/Thiago Parísio)