Troca-troca na Renault: marca prioriza SUV e vai lançar Captur antes do Kwid

Carplace

 

Antes estava fácil fotografar o compacto Kwid em testes nas proximidades da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). Agora é o Captur que aparece aos montes nos testes finais. E isso indica uma mudança de estratégia na marca francesa no cronograma de seus lançamentos, confirmada por uma fonte ligada à empresa: o Captur passou na frente do Kwid na lista de prioridades e será o primeiro dos três novos modelos prometidos pela Renault para 2017 (lista que também inclui o SUVão Koleos).

 

Desenvolvido sobre a base do Duster Oroch, incluindo a suspensão traseira independente, o Captur nacional será irmão do modelo russo – diferente do europeu tradicional, feito a partir da base do Clio de lá. Ou seja, o SUV daqui será maior e mais espaçoso, para justificar o posicionamento superior ao do Duster. Versões ainda não foram divulgadas, mas fala-se em configurações com o motor 1.6 do Nissan Kicks e o 2.0 do Sentra, ambos com câmbio automático CVT.

 

Por dentro, o Captur terá acabamento mais refinado (seguindo a linha do Fluence) e equipamentos exclusivos em relação ao Duster. Para a Renault, lançar o Captur ainda neste ano faz mais sentido, pois aproveita a febre SUV do mercado e ainda é um carro com maior margem de lucro em relação ao Kwid – importante nestes tempos de vacas magras. Já o compacto deverá chegar às lojas somente no primeiro trimestre de 2017, embora esteja confirmado para exibição ao lado do Captur e do Koleos no Salão do Automóvel, em novembro. (Carplace)