Audi lança no Brasil versão perua do A4

Carpress

 

A Audi lança no mercado – e exibirá no Salão de São Paulo, no próximo mês – a perua A4 Avant, que traz ao país em versão única Ambiente com motor 2.0 TFSI ultra de 190 cv a gasolina, por R$ 187.990.

 

O Carpress dirigiu o modelo em test-drive que inclui trechos urbanos (bem travados, aliás) e rodoviários e pôde resgatar o prazer de dirigir uma “station”, configuração que perdeu espaço nos últimos anos para os utilitários esportivos – sobretudo os compactos, “modinha” do momento.

 

Dados fornecidos pela Audi dão conta de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 238 km/h.

 

Seu interior lembra muito o do sedã, o novo A4 lançado no primeiro semestre. Aliás, não só. Com mesmo motor e peso semelhante, a Audi espera um veículo tão eficiente quanto. São 4,73 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,82 m, capaz de garantir ótimo espaço interno.

 

Na configuração padrão, o porta-malas tem 505 litros (15 litros a mais em relação à geração anterior), podendo chegar a 1.510 litros com os bancos rebatidos – os encostos são divididos na proporção 40/20/40. A base inferior do compartimento está a apenas 63 centímetros do chão.

 

Esportividade não falta ao modelo, que traz rodas de liga leve de 18 polegadas. Embora tenha sido ampliada em dimensões, a A4 Avant emagreceu bariátricos 120 kg, graças aos novos materiais empregados, bem como às novas tecnologias de construção.

 

Outra herança da nova geração é o Virtual Cockpit, tela de instrumentos digital com 12,3 polegadas que mostra detalhes gráficos em alta resolução, podendo ser configurável para focar nos mostradores ou no contexto geral de condução do modelo.

 

O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.

 

Um complemento ideal para esse avançado sistema é o Head-up display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista, para aumentar a segurança), oferecido como opcional.

 

A interface para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth.

 

Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.

 

No A4 Avant a transmissão é a S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.

 

O A4 Avant Ambiente traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 18, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos esportivos de couro.

 

Opcionalmente a perua pode vir com teto solar panorâmico e kit S Line, além dos pacotes Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. Já o segundo reúne o Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes. Sistema semi-autônomo já pode ser pedido. (Carpress/Luís Perez)