Jornal do Carro
Os carros da Volkswagen, uma das maiores montadoras do mercado brasileiro, ficaram de fora do ranking dos dez modelos mais vendidos em setembro. Gol, Voyage e Fox, que sempre foram presenças constantes nessa lista, não apareceram, no mês passado, entre os preferidos do consumidor do País.
Até o fechamento dessa reportagem, a Volkswagen não havia divulgado as possíveis razões dessa ausência, nem o número de emplacamentos de seus modelos mais vendidos no mês passado. Porém, números obtidos pela reportagem apontam que a marca não conseguiu vaga nem mesmo entre os 15 mais vendidos – o último posto dessa lista foi ocupado pelo Toyota Etios.
Embora essa informação não tenha sido confirmada pela Volkswagen, uma das possíveis razões é a paralisação feita em suas plantas no País.
Comunicado da montadora anunciou que, após período de paralisação por problemas em fornecimento de peças, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) retomou as atividades no dia 15 de setembro e a de São Bernardo do Campo (SP), no dia 20 do mesmo mês.
Essa paralisação pode ter causado queda nos estoques da montadora.
“A Volkswagen planeja acelerar sua produção para um volume de 50 mil carros por mês em outubro e novembro, reabastecendo sua rede de concessionárias em todo o País”, informou a montadora, em comunicado.
Na lista dos dez mais vendidos, o primeiro colocado em setembro foi o Chevrolet Onix, com Hyundai HB20 no segundo lugar e Ford Ka, na terceira posição.
Acumulado do ano
Quando se consideram os modelos mais vendidos de janeiro a setembro, a Volkswagen tem pequena representatividade. Apenas o Gol aparece na lista, ocupando a décima colocação. (Jornal do Carro)