Car and Driver Brasil
O Brasil é um país violento, os números mostram. Em um levantamento entre 100 nações, ficamos em oitavo no número de homicídios por arma de fogo. Aqui, para cada 100 mil habitantes, 19,3 são mortos à bala. Como comparação, os Estados Unidos estão em 23º, com quatro mortos para cada 100 mil. Nossa vizinha Argentina é a 27ª, com a proporção de 2,1 mortes por arma de fogo. Os caminhos para reverter a situação merecem amplo debate.
Um deles é diminuir a impunidade, um levantamento da Associação Brasileira de Criminalística de 2011 mostra que apenas entre 5% e 8% dos homicídios são esclarecidos no Brasil. Na Inglaterra, por exemplo, 90% dos assassinatos são resolvidos pelas investigações policiais. Mas, enquanto a situação não muda, é preciso se proteger. Saber dirigir nesse ambiente hostil é um dos passos.
Na maioria das grandes cidades você encontra cursos de direção evasiva. Essa técnica é usada para escapar de situações de riscos no trânsito e, em geral, leva dois dias para ser aprendida. Os valores dos programas variam entre R$ 1.500 e R$ 4 mil. Sabemos que é caro, por isso produzimos o infográfico acima que ensina uma das manobras aprendidas nessas aulas, a reversão em ré ou J turn. Quem dá as dicas é Robinson do Prado, instrutor da Tecnodriver. É importante saber que a manobra só deve ser usada se estritamente necessária. Não pratique na rua. Ou você vai querer entrar nas estatísticas de trânsito? Se você quiser fazer o curso da Tecnodriver acesse www.tecnodriver.com.br ou ligue (11) 4154-4618.
1) Acelerando em marcha ré
Manobra
Segundo Prado, a primeira técnica imprescindível para a manobra é dominar a aceleração em marcha ré. “É necessário acelerar ao máximo (A) sem virar a cabeça para a parte traseira do veículo, utilizando o retrovisor interno (B) durante todo o processo”, explica. As mãos já devem ser posicionadas para girar o volante (D) e (E). No caso da ilustração, a direção roda no sentido horário, para o carro girar no anti-horário.
2) Giro rápido de 180º
Manobra
A velocidade ideal é de 40 ou 50 km/h, dependendo do tamanho e peso do carro. No momento da manobra, é preciso girar, no caso do infográfico, no sentido horário, bem rápido. “É como se o motorista fosse jogar o volante.”. Não se deve acionar o pedal de freio nem o freio de mão. “Pise na embreagem para que o carro não apague e as rodas da frente não travem”, explica Prado. Em seguida, já engate a primeira e saia em zigue-zague. Isso impede que o bandido faça a mira em algum ocupante. E deve ser feito até com carro blindado. Pois, dependendo do calibre, tiros no mesmo ponto podem perfurar a blindagem.
Blindados, 4×4, SUVs ou automáticos fazem o mesmo?
“O mais pesado na blindagem é o vidro, o que muda o comportamento do centro de gravidade. A velocidade para a manobra tem de ser maior por causa disso”, diz Prado. Segundo ele, o peso extra em alguns casos ajuda. O carro tem mais inércia e consegue girar mais rápido. Nos modelos automáticos é preciso frear no fim do giro para conseguir trocar a alavanca da posição R para a D. Carros com 4×4 ou SUVs também usam a técnica. (Car and Driver Brasil)