Venezuela tem queda de 99% em vendas de veículos

Jornal do Carro

 

A crise econômica na Venezuela que se arrasta já pelos últimos três anos, e só piorou nos últimos meses, acabou com a indústria automotiva no País, registrando uma retração de 99% em julho, vendendo apenas 193 unidades em todo o mês passado.

 

A instabilidade econômica não é nova e se agravou com a queda do valor dos barris de petróleo, principal commodity da Venezuela e base da economia que movia o país até então. A moeda fraca, tornou o câmbio ainda mais desfavorável para a importação de peças, o que levou marcas como Ford a suspender a produção local.

 

Ainda em 2014, os preços passaram a ser regulamentados pelo governo, o que levou a redução de 80% da produção. Além da Ford, GM, Toyota e Fiat também suspenderam as atividades de suas fábricas por lá.

 

Com uma inflação que já está prevista em 2200% para 2017, o país vem sofrendo nos últimos meses com a falta de itens básicos, como pasta de dente, papel higiênico e até medicamentos. A distribuição de alimentos para os desempregados está sendo comandada por chefes do exército. (Jornal do Carro)