Sistema de conectividade e infoentretenimento Sync 3 é a novidade da linha 2017 do Ford Focus

Auto Press

 

A briga anda boa em relação à conectividade automotiva. As tecnologias não param de evoluir e as novidades se sucedem. Agora é a vez da Ford. A marca norte-americana acaba de anunciar a maior novidade na área de conectividade em automóveis do ano – o Sync 3, que estreia em versões da linha Focus 2017.

 

A terceira geração da plataforma de conectividade da Ford oferece acesso a smartphones pela interface Apple Car Play ou Android Auto, aplicativos e outras funções. O equipamento traz novos grafismos, menus simplificados, tela capacitiva de 8 polegadas similar à dos smartphones, acesso de funções com apenas dois toques ou comandos de voz em português. Os ícones e áreas de toque são grandes, com menus bem simples. A tela inicial destaca as três funções mais usadas – áudio, telefone e navegação. Outra forma de acessar essas áreas é na barra inferior da tela, que mantém sempre disponíveis os ícones de áudio, telefone, navegação, aplicativos e configuração. Uma barra menor no alto exibe hora, temperatura e informações de conexão. Como os smartphones de última geração, o Sync 3 opera por comandos de voz ou toques na tela capacitiva, com processador mais rápido que a geração anterior do Sync.

 

Segundo a Ford, a engenharia brasileira da marca revisou todos os requisitos para um funcionamento perfeito no Brasil, incluindo o reconhecimento de voz com sotaques regionais, a validação de mapas e aplicativos locais e da assistência de emergência, função sintonizada com o celular para ajudar no socorro em acidentes e disponível sem custo para o usuário. Além disso, a atualização de software é simplificada.

 

No sistema de navegação, a tela inicial exibe atalhos para os destinos mais frequentes, como casa e trabalho, e uma aba com os ícones dos pontos de interesse mais acessados, como postos de combustível, restaurantes e hotéis. O mapa pode ser visualizado em 2D ou 3D e inclui as funções de mover, girar e dar zoom com o toque de dois dedos na tela. No campo de busca, não é preciso digitar o endereço ou nome completo de um ponto de interesse: quando se inserem as primeiras letras ele mostra as opções disponíveis no banco de dados.

 

Através da interface conhecida como AppLink, os apps compatíveis são identificados e organizados automaticamente. A lista  inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, já disponíveis na plataforma anterior e que estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.

 

Uma novidade do Sync 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto. O CarPlay é a plataforma da Apple para interação com o iPhone e permite acessar no carro as funções mais usuais do aparelho, como o assistente pessoal Siri, telefone, SMS e aplicativos. O Android Auto é a plataforma do Google, e possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros. Esses sistemas não são um simples espelhamento da tela do celular. Por questão de segurança, a Google e a Apple trabalharam para simplificar as informações na tela de modo a não distrair os motoristas.

 

A linha Ford Focus 2017 passa a incluir o sistema de conectividade SYNC 3 a partir da versão SE Plus dos modelos hatch e fastback. Além do novo sistema de conectividade, os modelos agora trazem de série também luzes diurnas de leds, teto solar, seis airbags, alarme volumétrico, câmara de ré e console de teto. Toda a linha Focus vem também com controle de estabilidade, tração e torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus e assistente de partida em rampa. São duas opções de motores: o 1.6 Sigma Flex, de 135 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, disponível apenas para o hatch SE, e o 2.0 Direct Flex, de 178 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades e paddle shift, que move as versões SE Plus, Titanium e Titanium Plus. Direção elétrica, rodas de liga leve aro 17, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e ar-condicionado também são de série. (Auto Press/Luiz Humberto Monteiro Pereira)