O Mundo em Movimento
O Rio de Janeiro é um dos municípios brasileiros com grande experiência no campo das “smartcities” (cidades inteligentes), com projetos como a revitalização da região portuária e de outras ações realizadas por ocasião da Olimpíada.
Agora, aposta num sistema de mobilidade urbana sustentável, com baixa emissão de carbono.
A prefeitura está recebendo propostas até esta quarta-feira, dia 24, para a licitação de um novo serviço de mobilidade: o compartilhamento de carros elétricos.
O objetivo é reduzir o uso privado dos veículos e incentivar mobilidade urbana mais ecológica e menos centrada no transporte individual.
Serão instaladas 50 estações de recarregamento no Cosme Velho, Centro, Glória, Leblon, Laranjeiras, Botafogo, Urca, Catete, Copacabana, Leme, Flamengo e Ipanema. Juntos, esses bairros são responsáveis por 50% dos deslocamentos diários da cidade.
O projeto foi desenhado de modo a não competir com outras modalidades de transportes (como táxi, ônibus e metrô). O objetivo é criar um sistema de complementação dos transportes existentes.
O vencedor da licitação vai escolher os veículos a serem utilizados, que formarão uma frota mínima de 100 carros elétricos do sistema: existem vários à disposição: o Renault Zoe, o Fiat 500e, o BMW i3, o BYD e6, o Mitsubishi iMiev, Citroën CZero, o Peugeot Íon, o Nissan Leaf e o Kia Soul, entre outros.
A propósito, São Paulo vai sediar no próximo dias 1, 2 e 3 de setembro o Salão do Carro Elétrico, que vai reunir fabricantes, importadores e pessoas interessadas nessa importante e crescente tecnologia de mobilidade sustentável. (O Mundo em Movimento/Joel Leite)