Blog Ponto de Ônibus
Helsinque, maior cidade da Finlândia, também aderiu à onda de testes com veículos de transporte coletivo sobre pneus que podem operar sem motorista. A partir de setembro, dois miniônibus que possuem capacidade para nove passageiros devem prestar serviços entre duas estações do distrito de Hernesaari.
É mais um passo para a cidade que quer em 2025 abolir o automóvel e hoje já conta com um sistema de transportes desenvolvido.
Os pequenos ônibus foram desenvolvidos pela empresa francesa Easy Mile.
Durante os testes, os veículos circularão até 11,5 quilômetros por hora por questão de segurança. Haverá também motoristas de plantão em caso de emergência. No entanto, os veículos podem ter velocidade que chega a 40,2 quilômetros por hora.
Uma das intenções é fazer com que os ônibus sejam solicitados por meio de aplicativos. Assim havendo a demanda de 9 passageiros em determinada rota, os veículos já sairiam para uma viagem programada com ocupação total, aumentando a eficiência da partida.
Os miniônibus também circulariam para complementar linhas de ônibus convencionais e ferroviárias. (Blog Ponto de Ônibus)