Volkswagen testa futuro rival de EcoSport

Car and Driver Brasil

 

Você já leu aqui na Car and Driver que o protótipo T-Cross Breeze, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra desse ano e criado pelo designer brasileiro Thiago Carfi, dará origem ao futuro SUV compacto da Volkswagen que terá como missão no Brasil fazer frente a Ford Eco Sport, Jeep Renegade, Honda HR-V e companhia a partir de 2017.

 

A Volkswagen ainda tentava esconder o desenho final do carro, que por aqui é chamado de “SUV do futuro Gol”. Na parte da frente os faróis estão integrados à grade frontal. Atrás, o desenho horizontalizado e marcado com vincos é compatível com os atuais modelos da marca. Assim como as lanternas, há brake light acompanhando o vinco superior.

 

Futuro nacional

 

Mas como há tanta certeza que o SUV estará no Brasil? Simples: a primeira dica veio com a confirmação de David Powels, presidente da marca no País, de que a VW terá quatro veículos inéditos até 2020. Os modelos fazem parte do investimento de R$ 10 bilhões destinados ao País entre 2014 e 2018.

 

Parte – ou grande parte – desse montante está voltado à produção de uma nova plataforma que estará nas três fábricas da marca aqui: São Bernardo do Campo, Taubaté (ambas em São Paulo) e São José dos Pinhais (PR). A estrutura é uma variação menor da MQB – usada atualmente no Golf e em outros carros da VW e Audi.  Chamada de MQB A0 (A-zero), a base será inaugurada pelo Breeze no Brasil. E ainda estará em uma série de modelos compactos da VW.

 

A plataforma permitirá o uso de tração integral nos modelos mais caros – nos de entrada será dianteira. Se mantiver as dimensões do conceito, o SUV terá 4,13 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos – 5 cm menor que o Honda HR-V, por exemplo. E pesa apenas 1.250 kg. Ainda não há nenhuma informação sobre os motores, mas o protótipo apresentado na Suíça trazia o 1.0 turbo do Up TSI, mas recalibrado para oferecer 110 cv. Nossas apostas, porém, vão para o 1.6 16V MSI de 120 cv (para as versões mais baratas) e o 1.4 turboflex de 150 cv nas configurações mais caras. (Car and Driver Brasil)