Portal Adrenaline
Na corrida pelos veículos autônomos, a Ford e a Baidu estão liderando um investimento de US$ 150 milhões na Velodyne, empresa especializada na tecnologia de radar laser conhecida como “lidar”. A iniciativa, pelo menos por parte da Ford, não chega a ser uma surpresa, já que a montadora vem trabalhando com a Velodyne há anos e foi uma das primeiras a comprar os novos sistemas de lidar da companhia.
O investimento se torna mais interessante levando-se em conta que a Tesla, completamente dedicada no desenvolvimento de veículos autônomos, não acredita no sistema lidar para o futuro, apostando bem mais no radar tradicional. E um dos motivos para isso seria o alto custo da tecnologia, que resulta em veículos mais caros. A Velodyne, entretanto, acredita na redução do preço e inclusive afirma que este investimento vindo da Ford e da Baidu é o tipo de coisa que vai ajudar nisso:
“Este investimento vai acelerar a redução de custos e escalada dos sensores LiDAR da Velodyne, tornando-os amplamente acessíveis e permitindo desenvolvimento em massa de veículos completamente autônomos”. (Portal Adrenaline)