Alunos da Poli-USP vencem nos EUA competição de mobilidade urbana promovida pela GM mundial

CEA/USP

 

O veículo reconfigurável (para diferentes demandas) e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo, desenvolvido por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de mais quatro universidades estrangeiras, venceu em primeiro lugar, na categoria Perspectiva do Cliente (pesquisa de mercado), a competição Global Vehicle Development Project, promovida pelo Programa PACE, liderado pela General Motors mundial. Os alunos da Poli-USP foram responsáveis pela pesquisa de mercado, realizada em São Paulo, e transformar seus resultados em especificações técnicas de Engenharia. A apresentação dos projetos aconteceu durante o Fórum PACE, na Universidade de Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos.

 

Batizado de Opal, o veículo desenvolvido pela equipe da Poli-USP é um modelo hatch, de duas portas, que pode ser configurado para transportar três ou cinco pessoas, ou seja, as dimensões do carro podem ser ampliadas, quando o usuário desejar – a expansão da carenagem é feita por meio de motores elétricos lineares (atuadores eletrônicos). O Opal também é de uso compartilhado, tendência confirmada na pesquisa de mercado realizada em São Paulo.

 

Segundo o professor Marcelo Alves, integrante do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP e supervisor do Programa PACE dentro da Poli, a competição internacional reúne um grupo seleto de escolas de Engenharia, com grande interesse no setor automotivo e em mobilidade, e possibilita que os estudantes trabalhem em um problema real. “Eles se sentem parte ativa na proposição de soluções, o que os motiva ainda mais a investir na sua formação”, diz.

 

O professor Marcelo Alves também recebeu, nos EUA, o prêmio de Distinguished Integrator (membro notável) por suas contribuições ao Programa PACE, incluindo o trabalho de coordenação da equipe da Poli-USP e pela realização, no Brasil, do Fórum PACE em 2015, que aconteceu nas instalações da Poli e atraiu mais de 300 pessoas. É a segunda vez que ele recebe a distinção do PACE.

 

Competição anual

 

A competição Global Vehicle Development Project é realizada entre as universidades participantes do PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), programa liderado pela General Motors mundial para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. As equipes são formadas por alunos de diferentes países e têm de desenvolver um projeto de mobilidade urbana. “É difícil para nós, professores, criarmos uma situação dessas em sala de aula, mas é a forma como as empresas têm desenvolvido seus grandes projetos de Engenharia hoje, colocando equipes suas ou de empresas parceiras de vários países diferentes em um mesmo projeto”, diz o professor Marcelo Alves. “É muito importante para a formação dos alunos nos engajarmos nesse tipo de atividade”.

 

Para o último biênio, as equipes de alunos receberam o desafio de desenvolver um sistema RSMS (Reconfigurable Shared-Use Mobility Systems) para otimizar o uso da frota de veículos de megacidades, por meio da reconfiguração e o uso compartilhado. No Fórum PACE de 2015, as equipes apresentaram a concepção do produto, uma maquete e o plano de negócios, e no Fórum deste ano, o foco foi o projeto de engenharia e o protótipo funcional (o veículo pronto para ser usado). Os projetos foram avaliados em quatro quesitos: perspectiva do cliente (Customer Insight), desenho industrial (Design), engenharia do produto (Product Engineering) e montagem (Manufacturing).

 

Participam do Programa PACE cerca de 50 importantes escolas de Engenharia de todo o mundo – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes do PACE. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com mais de 100 estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos. (CEA/USP/Celia Domingues)