Carplace
Primeiro SUV produzido pela Skoda em toda sua história, o Kodiaq aos poucos vai se tornando conhecido. Batizado em homenagem a uma espécie de urso que vive no Alasca, o modelo estreará publicamente na edição deste ano no Salão de Paris e é uma dos maiores apostas da fabricante tcheca. A base mecânica é a plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, de modo que muitos componentes mecânicos serão compartilhados com a nova geração do Tiguan.
Posicionado acima do Yeti (que está mais para monovolume do que SUV), o Kodiaq abrirá caminho para a Skoda se firmar em mercados importantes como China e outros países da Ásia. Ao todo, o SUV será 21 centímetros mais comprido que a nova geração do Volkswagen Tiguan e 34 cm mais longo que o primo Seat Ateca. A gama de motores deve incluir opções a diesel e gasolina, como nos demais carros da marca. A tração padrão será dianteira e integral nas versões de topo.
É possível notar que o visual seguirá o novo padrão da marca, com destaque para o formato da grade, os vincos do capô e a assinatura em LED dos faróis. A apresentação oficial acontecerá no próximo dia 1º de setembro. (Carplace/Dyogo Fagundes)