Picape Hilux e SUV SW4, da Toyota, ganham motor flex de até 163 cv

Carpress

 

Com design aprimorado, a Toyota lança a linha flex da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4. Os dois são equipados com o novo motor Dual VVT-i Flex 2.7 16V DOHC de 159 cv com gasolina a 163 cv com etanol, projetados especificamente para o mercado brasileiro.

 

São três versões para a picape Hilux: SR 4×2 (R$ 111.700), SRV 4×2 (R$ 120.800) e 4×4 (R$ 131.200), todos com transmissão automática de seis velocidades, desenvolvida para aproveitar todo o potencial do motor. O alcance de relações é mais amplo e atinge melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor.

 

Esse aprimoramento conseguiu ter um ganho de 7% em eficiência energética. O sistema é capaz de adequar o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga, atingindo simultaneamente desempenho e durabilidade. Traz ainda os modos de direção ECO, para uma condução mais suave, com consumo de combustível eficiente, e Power, que garante uma direção mais esportiva.

 

Também com essa motorização chega o utilitário esportivo SW4, só que em versão única – SR de cinco assentos (R$ 159.600) e de sete assentos R$ 164.900), ambas com o mesmo  câmbio automático de seis velocidades da Hilux. Há ainda uma versão de cinco lugares com câmbio manual, voltada apenas a vendas diretas, todas com tração 4×2, a R$ 146.550.

 

A introdução do motor 2.7 16V Dual VVT-i Flex complementa a linha diesel da nova Hilux, que foi lançada em novembro de 2015, e do novo SW4, apresentado em fevereiro. Nos dois casos tanto Hilux como SW4 seguiram com a versão flex a evolução apresentada nas versões diesel, com novo design e tecnologia embarcada e interior mais sofisticado.

 

Essas recentes inovações foram as principais responsáveis pela retomada da marca à liderança do segmento nacional de picapes, com 37% de participação de mercado no primeiro semestre deste ano, mesmo depois dos lançamentos de outros dois grandes concorrentes, Chevrolet S10 e Ford Ranger. A meta da Toyota é manter a liderança do mercado de picapes conquistada no primeiro semestre – Chevrolet tem 23%, enquanto Ford detém 15%.

 

A versão de entrada da picape Hilux SR 4×2 flex traz como principais itens ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete, computador de bordo monocromático, controle de velocidade de cruzeiro, direção hidráulica progressiva, farol alto de halogênio com nivelamento manual, faróis de neblina dianteiros, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisor externo na cor preta com regulagem elétrica e indicador de direção, rodas de liga leve aro 17, sistema multimídia Toyota Play com tela de 7 polegadas sensível ao toque com GPS integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV digital e leitor de DVD, rádio com CD player, câmera de ré, Bluetooth, conexão USB e auxiliar, além de quatro alto-falantes, volante com comandos integrados, airbags frontais, airbag de joelho (para motorista), freios ABS com EBD, sistema de alarme perimétrico e sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança.

 

As versões SRV 4×4 e SRV 4×2 incorporam todos os itens da versão SR, mais ar-condicionado automático digital com saída de ar central para os bancos traseiros, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas, estribos laterais na cor preto, retrovisor externo cromado, revestimentos dos bancos de couro e material sintético, seis alto-falantes, assistente de reboque, assistente de subida, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração e sistema de alarme volumétrico.

 

Já o SW4 chega com uma incrementada lista de equipamentos de série. Nas duas versões, há coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo monocromático. A essas novidades, somam-se o sistema multimídia Toyota Play com tela de 7 polegadas sensível ao toque, com GPS integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV digital e leitor de DVD, rádio com CD player, câmera de ré, Bluetooth, conexão USB e auxiliar e seis alto-falantes.

 

No volante, as duas configurações possuem comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo. Também está equipada com ar-condicionado integrado analógico, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira fileiras (quando tem sete assentos, é claro), com capacidade de ajuste da intensidade para os bancos traseiros.

 

A nova motorização, comum nas versões flex, foi especialmente projetada para o mercado brasileiro. O grande destaque é a adoção da tecnologia de duplo comando de válvulas variável, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, além da adição do sistema de partida a frio, eliminando a necessidade do tanquinho de gasolina, refletindo em melhor desempenho. (Carpress)