Scania comemora 5 anos da linha de caminhões semipesados

Frota & Cia

 

A Scania, fabricante mundial de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, completa cinco anos da atuação no mercado de semipesados.

 

Em cinco anos foram emplacadas 6.750 unidades de semipesados, até julho de 2016. Para este ano o objetivo é atingir inéditos 7% de participação na categoria. “Foi um pioneirismo ter elevado o segmento da distribuição ao patamar Premium, pois desenvolvemos os produtos com as mesmas características da linha de pesados, dentre elas maior economia de combustível e superior conforto e ergonomia da cabine. Fatores que propiciam mais rentabilidade, produtividade e bem-estar ao motorista”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

 

História

 

O primeiro semipesado lançado pela Scania foi o P 270, que chegou nas versões 4×2 e 6×2 e com opções de cabines simples e leito. O P 270 foi marcante, porque se tornou o primeiro semipesado a ter caixa de câmbio automatizada como opcional. “Na época, a promessa da Scania foi oferecer ao cliente um produto com agilidade e baixo custo por quilômetro rodado”, relembra Carvalho.

 

A partir de janeiro de 2012 entra em vigor a nova lei Proconve P7, ou Euro 5, com exigências no controle de emissões de poluentes dos caminhões. A chegada desses motores levou a Scania a fazer uma mudança na linha. O P 270 se tornou opção exclusiva de propulsor movido a etanol (único na América Latina), e chegam para o mix de semipesados os modelos P 250 e P 310.

 

Em janeiro de 2014, ao tornar o câmbio automatizado Opticruise de série, a Scania inovou outra vez. Nesse mesmo ano, a fabricante bateu seu recorde histórico de vendas: 2.171 unidades.

 

Em 2015, a Scania apresentou uma terceira opção de cabine, a estendida, para as versões 4×2 e 6×2. As medidas dessa cabine são menores do que a do modelo leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro. Outra novidade foi o uso de pneus 275, que passaram a reduzir a pesagem total do caminhão. O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de carregar até 400 kg a mais de carga útil.

 

Linha 2016

 

Hoje as ofertas da cabina P contemplam configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2, que podem receber implementos dos tipos baú, unidade frigorífica, tanque, sider e carga seca. Os modelos dispõem de motores 9 litros e potência de 250 e 310cv. Simples, estendida e leito são as alternativas de cabine.

 

Além disso, o pacote de itens de série o Scania Driver Support, que possibilita ao motorista ter um “instrutor em tempo real” no painel, atribuindo notas para sua direção e enviando dicas de melhorias para tornar a operação ainda mais rentável, segura e eficiente. (Frota & Cia)