Frota & Cia
A Mercedes-Benz decidiu dar uma resposta a sua principal concorrente no segmento de utilitários e comerciais leves – a Renault – na tentativa de conter o avanço da linha Master no mercado brasileiro, depois das melhorias introduzidas nos modelos da família. A fabricante alemã apresentou a nova linha Sprinter, com um novo design na parte frontal e uma série de novos itens de segurança e conforto.
“As melhorias incorporam ainda mais valor ao veículo e atendem às novas demandas dos clientes. As novidades também diferenciam o produto no mercado, por conta da segurança exemplar, fascinante conceito de produto, design atrativo e alto nível de conforto”, ressalta Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz. O executivo conta que a família de veículos comerciais leves Sprinter oferece cerca de 60 versões de combinações. O número leva em conta as três ofertas de entre-eixos (curto, longo e extra-longo); diversas opções de capacidade volumétrica de carga, de 7,5 m3 a 15,5 m3; dois tamanhos de altura interna e inúmeros outros itens diferenciados.
Curiosamente, as mudanças não envolveram o trem-de-força, nem as medidas de entre-eixos ou a capacidade de carga, que poderiam agregar muito mais impacto à nova linha Sprinter. Ou tornar o modelo ainda mais próximo da versão europeia, que reúne inúmeros outros atrativos, tanto para o transporte de passageiros quanto de cargas.
Novo design
Na parte visual, a Sprinter ganhou uma nova grade frontal que remete aos carros da marca, um capô do motor com linhas mais atrativas e modernas, novo conjunto ótico, além de para-lama e faróis de neblina integrados a um novo para-choque. Na traseira, as novas luzes de freio aumentaram a visualização, contribuindo para um maior segurança.
A Sprinter Van, por sua vez, conta agora com assentos reclináveis em qualquer versão – com 16, 18 ou 21 ocupantes – e também mais largos e confortáveis. O encosto de cabeça recebeu apoio lateral e a altura dos bancos foi ampliada. A configuração 9 +1 se destaca pelos bancos Premium, oferecidos desde 2014.
Mas, são os recursos tecnológicos em benefício da segurança, que receberam mais atenção na nova linha Sprinter. Destaque para o Assistente de Vento Lateral, que ameniza os efeitos de ventos laterais incidindo sobre o veículo saia de sua trajetória. A função é ativada a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®. As correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo.
Acionamento automático
Outra novidade é o recurso DRL (Daylight Running Lamp, em inglês, ou Luz de Circulação Diurna em tradução livre) incorporado a todos os modelos da família. Comum em automóveis de luxo, a função aciona automaticamente as luzes do veículo, assim que o motor entra em funcionamento. Além de atender à recente legislação que obriga o uso de faróis ligados em rodovias, o DRL permite que o veículo seja mais facilmente visto por outros usuários da via e da estrada.
Um outro recurso disponível para a nova Sprinter são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando uma ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.
Acrescente-se a essa lista de melhorias o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i© já oferecido na linha Sprinter, que garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via. (Frota & Cia)