Renascida, alemã Borgward “fisga” executivo da MINI para chefiar design

Carplace

 

Marca de origem alemã renascida graças ao capital chinês, a Borgward anuncia nesta semana a contratação de Anders Warming para ocupar uma importante cadeira no seu quadro de executivos. Até então chefe de design da MINI, Warming terá a missão de acompanhar a montadora neste retorno, atuando na mesma área em que já trabalhava. O designer estava na MINI desde 2010 e é um dos grandes responsável pelo visual da atual linha de produtos da empresa.

 

De volta ao mercado graças à chinesa Foton, que tem desembolsado consideráveis quantias na empreitada, a Borgward goza de um passado glorioso. Nos tempos áureos década de 1950, a montadora chegou a ser a terceira maior fabricante de veículos da Alemanha. No entanto, problemas financeiros e má gestão levaram a marca à bancarrota em 1961, depois de mais de 40 anos de atuação.

 

A volta agora está sendo marcada pelo lançamento do SUV BX7, cujo desenvolvimento ocorreu na China e na Alemanha. De porte médio, é equipado com motores 2.0 turbo de 224 cv e 3.0 V6 turbo potência não divulgada, e conta também com uma versão híbrida plug-in de 401 cv com autonomia de 55 km no modo elétrico. (Carplace/Dyogo Fagundes)