Scania trabalha para produzir chassi de fibra de carbono

Blog Ponto de Ônibus

 

Uma parceria entre a Scania e o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, na Suécia, visa a implementação de fibra de carbono em chassis e plataformas de veículos comerciais médios e pesados. Em fase de pesquisa, a medida visa a redução do peso, e aumentar a rigidez estrutural.

 

Os profissionais querem criar uma estrutura mais leve e resistente em comparação com o chassi comum, constituído de aço. Então, ônibus e caminhões de distribuição de encomendas seriam bem mais eficientes energeticamente.

 

Estima-se que o projeto pode reduzir o peso de um veículo em até 40%. A fibra de carbono permite moldar chassi ou plataforma possibilitando menor arrasto aerodinâmico e aumentar a versatilidade de emprego do caminhão médio ou ônibus urbano.

 

A Scania AB é uma empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores diesel (marítimos e estacionários). Com sede em Södertälje, na Suécia, empresa mais de 28.000 funcionários, e possui operações na Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania. Sua atuação estende-se por mais de 100 países no mundo. (Blog Ponto de Ônibus)