Instituto Renault apresenta projetos da associação Borda Viva

Carpress

 

A Renault aproveitou o pronunciamento do CEO mundial do grupo, Carlos Ghosn, nesta terça (2), para apresentar os projetos sociais desenvolvidos pela associação Borda Viva, entidade sem fins lucrativos apoiada pelo Instituto Renault.

 

Este ano foi marcado pela expansão das fronteiras da associação, que atende crianças, jovens e mulheres da região próxima ao Complexo Ayrton Senna (bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba), uma referência de desenvolvimento social sustentável. Mais de 50 mil pessoas já foram atendidas pelos projetos.

 

São três a principais iniciativas: Casa da Costura – formação e capacitação profissional de mulheres da comunidade, por meio de cursos profissionalizantes de corte e costura, fazendo uso de material automotivo reciclado – Cozinha Comercial – mulheres da comunidade trabalham no restaurante da Associação Borda Viva, onde recebem treinamento e têm a oportunidade de desenvolver suas práticas de culinária, oferecendo ainda serviços de coffee break – e Projeto Cozinha Escola – projeto inicial que deu origem à associação Borda Viva, em 2002, oferecendo refeições diárias para crianças em idade escolar que se encontrem em situação de risco.

 

Em 29 de junho, Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca, esteve em Paris, onde fez uma apresentação das conquistas alcançadas em conjunto com a associação durante um evento em que estiveram reunidos delegados sindicais de todas as fábricas da Renault no mundo.

 

“Como apoiadora dessa iniciativa há mais de uma década, a Renault se orgulha de ver que a associação é hoje um instrumento de transformação social, com resultados concretos na vida de milhares de pessoas”, afirma Ferreira.

 

Um mês antes, a Borda Viva deu seus primeiros passos em São Paulo. A entidade esteve na capital paulista para expor os itens da Casa de Costura no Bazar Francês, evento realizado em São Paulo por famílias de executivos da França que trabalham no Brasil. Os produtos da Casa de Costura também foram expostos e colocados à venda na sede da Renault, em São Paulo. Mais de cem itens, como bolsas, nécessaires e carteiras, foram comercializados. É possível conhecer todos os itens no site www.catalogobordaviva.com.

 

Desde novembro de 2015, a associação Borda Viva conta com uma nova sede, em São José dos Pinhais (PR). Construído em uma área de 400 metros quadrados, o local foi projetado para melhorar a qualidade do atendimento e também ampliar os serviços à população local.

 

O novo espaço melhora as condições e a qualidade do atendimento da associação. O prédio foi projetado com soluções que reduzem o impacto ambiental, como a disposição do telhado, que permite a entrada de luz solar evitando a necessidade de acender as lâmpadas, a ventilação abundante, possível graças ao formato do edifício, favorecendo o conforto térmico. (Carpress/Luís Perez)