Ford faz última picape Falcon Ute na Austrália

O Estado de S. Paulo

 

O plano da Ford de encerrar as atividades de suas fábricas na Austrália deu mais um passo importante com a fabricação da última Ford Falcon Ute, um dos marcos da indústria australiana. A picape derivada do sedã grande de tração traseira teve sua produção definitivamente encerrada por lá. A unidade derradeira ficará no museu da marca.

 

A Ford Austrália deve encerrar por completo a fabricação de automóveis em outubro deste ano. Os últimos Falcon sedã e Territory, um utilitário esportivo, também ficarão na coleção da marca.

 

A marca do oval azul começou a operar na Austrália em 1961 e produziu quase 480 mil carros para o mercado local desde então. O fechamento das duas fábricas da marca por lá deve colocar cerca de 1.200 empregados na rua. A Holden, divisão australiana da Chevrolet também vai encerrar as atividades em 2017, quando a Toyota também deve parar de produzir o Camry em solo australiano.

 

Segundo a Ford, as dificuldades do mercado e os altos custos de produção forçaram a medida. A Austrália deverá receber carros importados a partir de então. (O Estado de S. Paulo)