Jornal do Carro
A conectividade tomou conta dos automóveis, e não só nas centrais de entretenimento. Esse tipo de recurso influencia também em outras funções do carro, como a condução semiautônoma, por exemplo. Até o fim do ano, o Brasil terá novidades que envolvem esse tipo de tecnologia, com as chegadas da nova geração do Classe E e do Jaguar F-Pace, por exemplo.
O InControl Touch Pro estreará no País no Jaguar F-Pace, cuja chegada às lojas está prevista para setembro (a pré-venda já começou). Ele é uma evolução dos sistemas multimídia usados nos carros da marca vendidos aqui e mostra, entre várias funções, mapas em 3D e vistas da rua, numa interface semelhante à do Google Maps.
Além do GPS mais esperto, o F-Pace também deve inaugurar outra tecnologia por aqui. A versão mais cara do jipão, que parte de R$ 309.300, terá uma chave em formato de pulseira de borracha, que vai permitir ao motorista deixar a convencional dentro do carro e ir à praia, ou praticar esportes, por exemplo.
Autônomos. A Volvo também já aprimorou o sistema Pilot Assist, que pode conduzir seus modelos com interferência mínima do motorista a velocidades de até 130 km/h. A novidade vai chegar por aqui no sedã luxuoso S90, a ser lançado no ano que vem.
Até agora, o dispositivo, que equipa o utilitário XC90 vendido no País, funciona até a máxima 50 km/h.
O sistema permite que o motorista apenas apoie as mãos no volante enquanto o carro segue a trajetória demarcada pelas faixas de rolamento pintadas no asfalto. O carro pode fazer curvas suaves e funciona em conjunto com o controlador de cruzeiro adaptativo, capaz de acelerar e frear o Volvo conforme a movimentação do veículo adiante.
O condutor pode até tirar as mãos do volante, mas será advertido após alguns segundos.
Outra novidade dos novos Volvo é que o City Safe, que freia o carro sozinho se detectar pedestres à frente, também consegue “enxergar” animais de grande porte, como os alces, comuns na Suécia – país de origem da montadora – e um perigo para motoristas.
Mercedes-Benz. O sistema Drive Pilot, que a Mercedes-Benz lançou no novo Classe E, é capaz de conduzir o carro nas mesmas condições do Volvo, mas a até 210 km/h. Além disso, caso o motorista tire as mãos do volante e não dê mais sinais de controle, o sedã pode reduzir a velocidade e parar o carro no acostamento.
O Drive Pilot é capaz até de fazer ultrapassagens sozinho. Em velocidades entre 80 km/h e 180 km/h, basta o motorista acionar os indicadores de direção para o modelo combinar as informações dos sensores de ponto cego e de distância do carro da frente para realizar a manobra. Se o veículo “perceber” que há outro vindo na faixa de destino, ou emparelhado com o Classe E, a manobra é abortada e o motorista, advertido. O sedã chega até o fim do ano. (Jornal do Carro)