Frota & Cia
Há 50 anos a Volvo Construction Equipment estava lançando o caminhão articulado. Desenvolvido pela Volvo na Suécia em 1966, a máquina nasceu com o modelo DR631. Apelidado de Gravel Charlie, o avô dos articulados tinha capacidade para apenas 10 toneladas de carga. Originalmente, ele havia sido concebido alguns anos antes por meio da junção de um trator agrícola e um reboque, unidos de forma permanente por meio de uma junta articulada. Era o início de um novo e revolucionário conceito em transporte.
“Hoje, dezenas de milhares de caminhões articulados estão espalhados por todos os continentes, dando mais agilidade a obras de todos os tamanhos e ajudando a melhorar a infraestrutura de cidades e países”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. O último lançamento, feito recentemente na Europa, foi o da nova série H, que conta com o maior caminhão articulado já produzido em série, o A60H, com capacidade para 60 toneladas de carga.
Nas últimas cinco décadas, os articulados transportaram um sem número de toneladas de terra, brita e uma infinidade de outros materiais em terrenos enlameados e difíceis, escorregadios, íngremes ou de muitas outras maneiras difíceis de vencer. A Volvo lidera o mercado, sempre inovando e lançando versões mais modernas e produtivas.
“O caminhão articulado tem sido a melhor opção para as aplicações mais exigentes e os terrenos mais difíceis. Eles trabalham com a mais alta performance em uma série de diferentes aplicações. Estão na extração de material, em pedreiras, na mineração e na construção pesada, na movimentação de materiais e até em locais de tratamento de resíduos”, diz o presidente. (Frota & Cia)