Carplace
Apresentado ao mundo pela primeira vez no Salão de Detroit, em janeiro, o renovado Ford Fusion 2017 já tem data para chegar ao Brasil – importado do México. Segundo fontes ligadas à Ford, o lançamento local acontecerá em setembro, mantendo as três versões atuais: 2.5 flex, 2.0 EcoBoost e a Hybrid. Preços, que hoje partem R$ 114.400, deverão subir.
Sem mudanças radicais, o design externo ficou mais refinado. Na dianteira, os destaques são a nova grade frontal, entradas de ar inferiores e suporte dos faróis de neblina. Na traseira, há um friso cromado horizontal que liga as novas lanternas e um discreto aerofólio na tampa.
Na parte interna, o Fusion teve o painel redesenhado e ganhou um novo volante. Mas a maior diferença fica por conta do câmbio com seletor giratório (semelhante aos usados na Land Rover/Jaguar) no lugar da tradicional alavanca. Sob o capô, o sedã passou a usar o motor 2.7 V6 EcoBoost de 330 cv na inédita versão Sport – mas que infelizmente não virá ao Brasil.
Itens de tecnologia incluem detector de pedestres, park-assist de última geração, assistente de permanência na faixa, cintos de segurança infláveis no banco traseiro (como no novo Edge) e um avançado monitor de pontos cegos com alerta de congestionamento. Resta saber o pacote de equipamentos que a Ford vai oferecer para cá. Principal sedã de luxo do mercado brasileiro, o Fusion domina cerca de 80% das vendas do segmento. (Carplace/Daniel Messeder)