Reuters
A General Motors está reavaliando o plano de investimento de US$ 1 bilhão para a Índia e colocou na conta o desenvolvimento de uma nova plataforma global para mercados emergentes.
O grupo repensou sua estratégia após as vendas caírem quase 40% em relação ao ano passado, derrubando o market share no segmento de carros de passeio para menos de 1% no país. Queda nos emplacamentos e maior rigor nas regras de emissões de carros a diesel também pesaram na mudança de planos.
O fabricante norte-americano já tinha firmado o compromisso de investir US$ 1,0 bi no país, o que incluía, entre outras coisas, o lançamento de uma minivan (abandonada em favor de um SUV compacto) e agora uma nova plataforma modular, projetada para produzir carros compactos destinados a mercados emergentes.
“Estamos realizando uma revisão completa de nosso programa para futuros produtos na Índia”, Swati Bhattacharya, porta-voz da GM Índia, disse em comunicado. “Como resultado, estamos também colocando em realizar investimentos futuros na nossa nova família de veículos na Índia até que firmar o nosso plano de portfólio de produtos”, completou.
Com a nova plataforma, a GM pretende ficar mais competitiva em um mercado onde os compradores de carros mais baratos preferem as marcas Suzuki e Hyundai. Vale lembrar que os modelos Beat Active e o sedã compacto Essentia chegarão ao mercado em 2017 para ajudar na tarefa. (Reuters)