Volvo pretende começar a vender carros autônomos em 2021

Jornal do Carro

 

Pelo que indicam as projeções, 2021 vai ser um ano importante para a indústria automobilística. A BMW já divulgou que lançará nesse ano o seu carro autônomo. E agora foi a vez da Volvo engrossar o coro: o CEO da marca sueca, Hakan Samuelsson, declarou à agência Bloomberg que seu primeiro modelo com direção autônoma também estará nas ruas dentro de cinco anos.

 

Para conseguir cumprir a promessa, porém, ele reconheceu que a Volvo está atrasada com a lição de casa: ainda precisa encontrar os fornecedores necessários. A BMW, por exemplo, já anunciou que fará parcerias com a Intel, que fabricará os chips, e a Mobileye, que lhe fornecerá os softwares.

 

Enquanto corre contra o tempo, a Volvo prepara um teste de grande escala com cerca de 300 protótipos com sistemas autônomos que vão rodar por Suécia, China e Reino Unido, levando como passageiros clientes comuns. E mesmo que consiga adiantar sua parte, a montadora ainda depende de fatores que fogem ao seu controle: os carros autônomos só poderão rodar se os países que irão recebê-los tiverem elaborado as leis e regulamentações necessárias – o que também ainda não foi feito, e pode não estar pronto até 2021. (Jornal do Carro)