Carplace
Cerimônia realizada nesta semana nos Estados Unidos marcou o lançamento de um dos planos estratégicos mais ambiciosos já anunciados pela Tesla. Batizado de “Plano Mestre”, o conjunto de diretrizes inclui a fusão com a companhia de energia solar SolarCity, a diversificação da gama de produtos e ampliação das pesquisas em energia sustentável. Além disso, o CEO Elon Musk garante que o sistema de direção autônoma será aperfeiçoado e que serão ampliados os estudos sobre compartilhamento de veículos.
Agora chamada unicamente de Tesla (o sobrenome Motors foi deixado de lado), a empresa promete colocar no mercados nos próximos anos uma série de novos modelos. Entre eles, destaque para um SUV compacto menor que o Model X, uma picape, ônibus e até caminhões – todos equipados com propulsão elétrica. “Planejamos atender a maioria do mercado consumidor”, disse Musk em tom de entusiasmo. As primeiras novidades devem ser apresentadas já em 2017.
Falando sobre a tecnologia autônoma, que tem gerado bastante polêmica, o executivo garantiu que todos os veículos da marca terão o hardware necessário para ter total condução autônoma com capacidade operacional à prova de erros. “Quando usada de forma correta, é mais segura que uma pessoa conduzindo”, disse Musk. Essa tecnologia também possibilitará o avanço do sistema de compartilhamento de carros. (Carplace/Dyogo Fagundes)