Carplace
Parece que a corrida das grandes montadoras em busca do carro autônomo vai ter que diminuir um pouco o ritmo. Somente neste ano, foram diversos anúncios de parcerias e prazos, com promessa de apresentar os primeiros carros que dispensam totalmente o motorista até o fim da década.
Na contramão deste movimento, a China anunciou nesta semana que estão suspensos os testes com carros autônomos por tempo indeterminado. De acordo com o site Automotive News Europe, o país proibiu provas de veículos autônomos nas rodovias até que o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e a polícia publiquem novos regulamentos sobre a tecnologia, o que ainda não tem data prevista para acontecer.
Todavia, o maior mercado automotivo do mundo não disse explicitamente que os recentes acidentes relacionados ao piloto automático da Tesla e as controvérsias em torno da morte de Joshua Brown tenham relação com esta decisão. Diferente de outros países, o governo chinês tem um papel muito mais ativo no desenvolvimento desse tipo de tecnologia, o que ameniza um pouco a decisão e não deve comprometer seriamente os planos no longo prazo. (Carplace)