Jornal do Carro
A nova geração do Honda Civic – décima no mundo – será lançada no Brasil no dia 25 de agosto. O modelo traz nova plataforma e diversas alterações no conjunto mecânico. Além disso, há agora mais opções de acabamento, além de diversos itens tecnológicos.
O preço do modelo, que é produzido em Sumaré (SP), parte de R$ 87.900 na versão Sport e chega a R$ 124.900 na Touring (veja tabeça completa abaixo).
A linha de motores tem duas opções. O 2.0 flexível é o mesmo da geração anterior, com até 155 cv de potência. Porém, de acordo com a Honda, ele passou por alterações para poder ser combinado ao câmbio CVT, inédito na linha Civic. Com isso, ficou mais econômico, também de acordo com a montadora.
A outra opção de motor é nova. Trata-se do 1.5 turbo, apenas a gasolina. Esse propulsor por ora é importado dos Estados Unidos, mas deve passar a ser feito no País – a data para a nacionalização ainda não está prevista.
O motor 1.5 gera 173 cv e 22,4 mkgf a 1.700 rpm. Ele só é vendido junto com o câmbio CVT, que também é novo, e, diferentemente da maioria das transmissões desse tipo, traz conversor de torque – o que o deixa mais rápido que outras opções continuamente variáveis do mercado. Esse propulsor é exclusivo da versão Touring.
As demais (EX, EXL e Sport) vêm com a combinação de motor 2.0 com câmbio CVT. Porém, a Sport pode ter o câmbio manual de seis marchas usado na geração anterior – esta, a propósito, é a versão mais barata.
Visualmente, o Civic é bem parecido com as versões vendidas no restante do mundo. Na comparação com o modelo norte-americano, que o Jornal do Carro avaliou em maio, a opção Touring se diferencia apenas pelo desenho das rodas e as luzes de seta, que são um pouco mais escuras.
A nova plataforma permitiu à Honda deixar o sedã mais espaçoso. O porta-malas, por exemplo, agora tem 525 litros. O espaço para as pernas no banco traseiro foi aumentado em 2,7 centímetros. Em compensação, o carro passa a ter túnel central alta, o que acaba prejudicando a acomodação do passageiro do meio na parte de trás.
Também são benefícios da plataforma a redução do peso – são 22 kg a menos que no Civic anterior – e a rigidez torcional ampliada em 25%. As suspensões são independentes nos dois eixos.
Equipamentos
Todos os Civic saem de fábrica com ar-condicionado digital, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth, controlador de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, e freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens. Nas versões com câmbio CVT, há hastes para trocas de marcha atrás do volante (apesar de as relações serem infinitas, a transmissão tem sete marchas “virtuais”).
No quesito segurança, todas as versões trazem controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistemas de partida em aclives e de vetorização de torque, lanternas de LEDs e air bags frontais, laterais e do tipo cortina.
A versão EX se diferencia pela grade frontal cromada, as rodas de 17″ diamantadas, os retrovisores rebatíveis eletricamente, a tela de 5″ para o sistema de som, o velocímetro digital e os bancos de couro.
A EXL traz todos os itens da EX e acrescenta duas zonas de temperatura para o ar-condicionado digital e sistema multimídia com tela de 7″, GPS, interface para smartphones – compatíveis com Android Auto e Apple Car Play, entre outros itens.
Na Sport se diferencia por itens que dão ao sedã aspecto mais esportivo, como as rodas escurecidas de 17″ e a grade exclusiva. Não há central multimídia – o sistema de som é o mesmo da EX.
As principais inovações tecnológicas estão concentradas na Touring. A painel de instrumentos parcialmente digital, sistema que projeta imagens de câmeras na tela central para reduzir os pontos cegos e faróis totalmente de LEDs. A versão tem ainda partida por botão, chave que permite destravar as portas por aproximação, banco do motorista com ajustes elétricos e teto solar.
Preços
Sport manual – R$ 87.900
Sport CVT – R$ 94.900
EX – R$ 98.400
EXL – R$ 105.900
Touring – R$ 124.900
(Jornal do Carro)