Alfa Romeo 4C Spider: nova geração é cancelada por conta das baixas vendas

Carplace

 

O Alfa Romeo 4C Spider chegou ao mercado há pouco mais de um ano como um dos símbolos da reestruturação vivida pela fabricante italiana. A recepção por parte dos consumidores, no entanto, não foi das melhores e o desenvolvimento de uma nova geração acaba de ser cancelado. Conforme antecipa o site Autoline, o desempenho comercial do esportivo ficou muito aquém do esperado e as vendas baixas especialmente nos Estados Unidos acabaram por minar os planos de uma nova linhagem.

 

Nos primeiros seis meses deste ano, por exemplo, apenas 309 unidades do modelo foram emplacadas no mercado norte-americano – o que foge muito dos planos iniciais traçados pela Alfa. Diante deste cenário, a previsão é de que a atual geração se mantenha viva até 2020, recebendo apenas atualizações de estilo. Há chances até mesmo o modelo cupê também sair de linha. Desenvolver um novo modelo do zero sairia muito caro e o desempenho comercial fraco não justificaria o investimento.

 

Sob o capô, o modelo traz como destaque o motor 1,75 litro turbo de quatro cilindros, movido a gasolina, que entrega 240 cavalos de potência e 35,6 kgfm de torque. O propulsor vem sempre associado à uma caixa de dupla embreagem com paddle shifts no volante, capazes de trocar as marchas em apenas 130 milissegundos. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos, com máxima de 258 km/h. (Carplace/Dyogo Fagundes)