Ônibus autônomo da Mercedes percorre 20 km sem interferência do motorista

Carplace

 

Há mais de um ano, a Mercedes lançou o Highway Pilot, um sistema de condução autônoma para caminhões que tem como missão tornar os transportes de longa distância mais seguros e econômicos. Agora, a marca alemã adaptou o dispositivo para um ônibus trafegar no circuito urbano, batizando-o de CityPilot.

 

Revelado na última segunda-feira (18), o ônibus equipado com a nova tecnologia é a visão da Mercedes para o transporte público no futuro. O veículo usa diversas câmeras, navegação GPS controlada por satélite e dados conectados. Além disso, também pode se comunicar via Wi-Fi com a infraestrutura da via para receber informações sobre congestionamentos e demais ocorrências.

 

Para mostrar o funcionamento na prática, a Mercedes colocou o ônibus autônomo no trecho mais longo de BRT (bus rapid transit) na Europa, que fica localizado em Amsterdã, Holanda. Nele, o veículo percorreu 20 km em uma pista com velocidade máxima permitida de 70 km/h, fazendo as paradas regulares, abrindo e fechando as portas, comunicando-se com os sinais de tráfego e se antecipando aos obstáculos presentes, como pedestres ou carros. (Carplace)