Hyundai deve adotar novo padrão de nomenclatura; i30 será único a “sobreviver”

Carplace

 

Usado pelos principais modelos da Hyundai há pelo menos duas gerações, o atual sistema de nomenclatura sul-coreano está prestes a ser descontinuado. Caracterizado pelo uso do “i” seguido por dois algarismos ou ainda pela presença do “x” no caso dos crossovers, o método será abandonado por não ter sido completamente aceito em mercados importantes como Estados Unidos e Europa. A informação foi antecipada por Scott Grant, executivo da marca na Austrália.

 

“A série ‘i’ é muito bem aceita aqui na Austrália, mas não seguiremos adotando este padrão globalmente”, afirmou Grant. Norte-americanos e europeus, por exemplo, não são completamente familiarizados com o sistema e um novo método certamente será adotado nessas regiões. “A atual sigla não foi bem sucedida nos EUA e na Europa. Estes mercados ditam a direção global que devemos seguir e, portanto, é improvável mantê-la”, explicou o executivo.

 

Dependendo do mercado, a Hyundai vende o mesmo carro com batismos diferentes. O ix35, por exemplo, recebe esta designação em alguns países, mas em outros se chama Tucson. O Veracruz, já fora de linha, seguia caminho semelhante, sendo chamado de ix55 no Velho Continente. No entanto, o i30, que na América do Norte se chama Elantra GT, será o único a manter o padrão atual. Segundo o próprio Grant, a nova geração que está prestes a ser apresentada continuará usando o sistema de hoje. (Carplace/Dyogo Fagundes)