Fiat encerra produção de Linea e Idea

Jornal do Carro

 

A Fiat não produz mais o sedã Linea e o monovolume Idea desde o fim de junho. A marca não confirma o fim, mas ele já aconteceu. A montadora espera apenas o fim do estoque nas lojas, previsto para terminar no fim de agosto, para anunciar o fim.

 

Os três modelos nunca foram muito bem no mercado – o Idea ainda teve um breve bom período – e serão descontinuados para que o projeto X6H, um hatch com arquitetura inédita, ocupe as linhas de produção. O Idea, porém , não terá um substituto. O mercado de monovolumes praticamente morreu junto com o das peruas e o Fiat seguirá essa tendência de mercado.

 

O Linea foi lançado em 2008 com uma proposta ousada de brigar com Honda Civic e Toyota Corolla, mesmo sendo de um segmento inferior. Tinha como aposta o Clube L’Único, um programa de benefícios para os proprietários, mas nunca convenceu.

 

Já o Idea foi lançado em 2005 e ganhou um novo fôlego em 2010, quando foi reestilizado. Mesmo assim, não conseguiu manter o ritmo e desde de 2014 suas vendas caíram vertiginosamente. Em 2015 ele teve quatro vezes menos emplacamentos que em 2010, por exemplo. O Bravo sempre foi criticado pelo motor 1.8 beberrão e a única versão que impunha respeito era a 1.4 T-Jet, ótima, mas cara demais. Seu número de vendas em 2015 caiu oito vezes ante 2011, seu primeiro ano completo nas lojas. (Jornal do Carro)