Tesla tem terceiro acidente com piloto automático

Jornal do Carro

 

Um Tesla Model X com o sistema de piloto automático Autopilot ligado se envolveu em um acidente em Montana, nos Estados Unidos, no último sábado. Trata-se do terceiro acidente do tipo em apenas duas semanas com o carro autônomo (que roda sem intervenção do motorista).

 

De acordo com o relato do motorista, identificado apenas como Pang, o carro estava rodando a uma velocidade entre 80 e 90 km/h, quando se desviou da pista e atingiu a cerca lateral da rodovia, o que deixou o lado direito da carroceria destruído e arrancou a roda dianteira. O condutor e o passageiro não se machucaram.

 

A rodovia em questão não tinha canteiro central, o que pode ter desabilitado o sistema Autopilot, que não foi designado para pistas sem demarcação. Se o motorista estava distraído nesse momento, pode não ter percebido o fato a tempo de controlar o carro e evitar a colisão. Pang afirmou que não recebeu nenhum alerta de perigo do carro, mas acrescentou que os avisos do carro estavam no idioma inglês e ele só fala mandarim.

 

Além disso, Pang reconheceu que estava sem as mãos no volante no momento do acidente (conduta que contraria os termos de uso do sistema) e não soube dizer se o acidente tinha ocorrido por culpa dele mesmo ou do carro. Ele recebeu uma multa por direção descuidada, logo após o ocorrido.

 

No primeiro acidente envolvendo o Autopilot, ocorrido em maio, o motorista morreu depois que o sistema deixou de identificar que havia um caminhão fazendo uma conversão à esquerda e cruzando a pista pela qual o Tesla trafegava, e não aplicou freios ao carro.

 

De acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk, o sistema Autopilot ainda está em fase “beta”, de testes, que só terminará quando os exemplares equipados com ele tiverem registrado 1 bilhão de milhas rodadas. A montadora não tem planos de desistir da tecnologia. (Jornal do Carro)