Jornal do Carro
A Ford está usando um novo tipo de robô para dar uma forcinha aos funcionários em sua linha de montagem em Colônia, na Alemanha. As duas máquinas, cada uma com cerca de um metro de altura, estão ajudando na instalação de amortecedores nos modelos Fiesta – que antes exigia dos operários uma série de malabarismos complicados com as ferramentas, até que achassem a posição certa.
Mas esse não é o único predicado dos robôs, que levam a assinatura da alemã KUKA. Prendados, eles também dão conta de tarefas bem mais, digamos, delicadas, como servir café e até fazer uma boa massagem nas costas dos empregados. Basta que sejam programados para esses fins.
Por enquanto, os robôs estão em teste apenas em Colônia, mas a montadora já avalia sua implementação em suas fábricas nos Estados Unidos.
Tirando o lado mais bonitinho e pitoresco dessas capacidades inusitadas, a verdade é que os robôs também poderão representar um salto em termos de produção, já que não possuem as limitações de resistência física dos trabalhadores humanos. (Jornal do Carro)