Jornal do Carro
Em um mercado em que os carros mais baratos se aproximam de R$ 30 mil – o Fiat Palio Fire, por exemplo, parte de R$ 29.540 -, têm motores de 1 litro e vêm sem itens básicos de conforto, o que resta aos fãs de velocidade? Os usados. Neste levantamento, indicamos, usando os preços da tabela de usados do Jornal do Carro, algumas opções de veículos básicos na mesma faixa de preço dos modelos de entrada novos disponíveis no Brasil. A linha de corte foi R$ 35 mil – há, porém, algumas indicações que saem por até R$ 300 a mais.
Na lista, há carros de marcas de luxo e de montadoras mais generalistas, e modelos de 2003 até 2012. Além de andarem bem, esses carros já passaram por ampla desvalorização – uma grande preocupação do consumidor de carros no Brasil. Além disso, têm boa lista de itens de conforto.
Há, no entanto, diversos pontos negativos. Em alguns casos, o preço do seguro de modelos mais antigos pode ser bem alto – vale sempre fazer uma cotação com um corretor antes de fechar a compra. Além disso, eles já perderam a garantia de fábrica e estão mais sujeitos a falhas. E, como a maioria já saiu de linha, pode ser bem mais difícil encontrar peças de reposição.
Por fim, carros mais antigos têm opções de financiamento bem menos interessante que os novos. Acha que esses possíveis contratempos valem o prazer de acelerar mais forte? Então, confira a lista.
Audi A4 2005 – R$ 35.360
Essa geração do carro ainda tem linhas atuais, bem atraentes. Seu motor é o 1.8 turbo (163 cv), combinado ao câmbio CVT. Dica: se não se importar em pegar um exemplar 2004, o preço médio é de R$ 31.363.
BMW 320i 2004 – R$ 35.043
Outro alemão cujas linhas não ficaram datadas. Entre os destaques, há o sistema de tração traseira e a dirigibilidade com pegada esportiva. O modelo tem motor 2.2 de 170 cv.
Chevrolet Astra 2011 – R$ 28.079
Quem nunca levou luz alta de um Astra em uma rodovia, por exemplo. O modelo, grande sucesso da Chevrolet, anda muito bem. Os exemplares 2011 são do último ano de produção.
Fiat 500 Sport Air 2012 – R$ 34.794
Esse carrinho é prático, fácil de estacionar, bom de guiar, cheio de desenvoltura no trânsito… E muito rápido. Especialmente na versão manual, como a exemplificada. Os exemplares do 500 Sport Air oferecidos seminovos geralmente são bem equipados, com direito a bancos de couro, ar-condicionado digital, sistema de som com entradas auxiliares e conexão Bluetooth e, em alguns casos, até teto solar.
Ford Focus 2011 – R$ 35.010
Desde a primeira geração, o Focus é destaque no segmento de hatches médios – principalmente pela dirigibilidade. Os exemplares 2011 são da segunda geração – que até hoje deixa muitos rivais mais atuais no chinelo. O motor é 1.6 flexível de até 115 cv.
Honda Civic 2009 – R$ 34.453
De todas as gerações do Civic lançadas até agora no Brasil, esta foi a com mais pegada esportiva, no visual e na dirigibilidade. Seu motor é 1.8. As versões com este preço têm câmbio manual.
Peugeot 408 2.0 2012 – R$ 34.393
Um dos melhores custo-benefícios da lista, pela “idade” e a ampla lista de equipamentos. Além disso, esse preço é para as versões automáticos – o câmbio não é dos melhores, mas, no trânsito, não ter de trocar marchas faz toda a diferença.
Toyota Corolla XEi 2008 – R$ 31.748
Esse é o preço médio praticado para os exemplares do último ano daquele que ficou conhecido como Corolla “Brad Pitt”. Em seguida, ele passou por reestilização. Valor é para versão automática.
Volkswagen Golf GTi 2007 – R$ 35.253
O sonho de consumo de nove entre dez entusiastas da velocidade tinha, em 2007, carroceria da quarta geração e motor 1.8 turbo com cerca de 180 cv. O Golf evoluiu muito, mas o modelo de 2007 continua sendo, até hoje, um modelo excelente, com ótima dirigibilidade.
O grande barato de comprar um Tucson usado é que ele é exatamente igual ao novo – por fora e por dentro. Na linha 2011, ele tinha motor 2.0 só a gasolina de 142 cv e agora é flexível com 146 cv, mas o câmbio automático de quatro marchas é o mesmo. O 2016 parte de R$ 69.990 e o 2011 tem preço médio de R$ 39.143. (Jornal do Carro)