Frota & Cia
Respeitar o intervalo correto de troca de óleo é fundamental para garantir o desempenho do motor sem comprometer sua vida útil. O período de trocas, porém, é definido de acordo com o fabricante.
No entanto, como alerta Gilson Barbosa, gerente de serviços da Divena Caminhões, concessionária Mercedes-Benz, há outros fatores que podem comprometer a viscosidade dos lubrificantes, o que torna necessário realizar trocas de óleo antes do prazo convencional.
Um dos principais fatores é o uso de óleo diesel de baixa qualidade – por conta dos elevados níveis de enxofre que contém. Barbosa recomenda que, quanto maior o teor de enxofre presente no óleo diesel, o intervalo de troca do óleo lubrificante do motor seja menor.
Mesmo que se observe a qualidade do combustível, estar atento ao intervalo de troca indicado por cada fabricante é fundamental. “O óleo lubrificante evita contato entre suas partes metálicas do motor e reduz desgaste. Elevar o período de intervalo de troca além das recomendações do fabricante expõe o motor a um óleo que perdeu suas propriedades e que não protege as peças do atrito”, explica.
O gerente de serviços da Divena Caminhões observa ainda que a utilização de biodiesel não altera o intervalo de troca do óleo lubrificante do motor. (Frota & Cia)