Auto Estrada
A Audi anunciou o início da produção do Q2, menor SUV da montadora, na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha. Apresentado em março passado no Salão de Genebra, na Suíça, o utilitário esportivo não tem vinda confirmada ao Brasil e estreia em breve na Europa com seis opções de motores, sendo que duas delas já são conhecidas dos Brasileiros: 1.4 turbo a gasolina de 150 cv, que no Brasil equipa A3, Q3 e Golf, da Volkswagen, e 1.0 turbo de três cilindros, que no Brasil está sob o capô do VW Up e rende 105 cv – e no Q2 entrega 116 cv de potência.
A transmissão é manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, enquanto a tração, por padrão, é dianteira nas versões de entrada e intermediárias – o sistema Quattro de tração integral estará disponível apenas nas configurações mais caras e potentes, ou como item opcional.
Medindo 4,17 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,52 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos, a novidade é 19,5 cm mais curta que o Q3. além disso, pesando 1.205 kg, o Q2 é cerca de 200 kg mais leve em relação ao “irmão maior”, que é montado no Brasil, juntamente com o A3 Sedan. A capacidade do porta-malas do Q2 é de 405 litros, contra 460 litros do Q3.
Na Europa, o SUV compacto, que tem dimensões semelhantes às do Mercedes-Benz GLA, vai concorrer também com outros SUVs compactos, como Nissan Kuke, Renault Captur e versões mais em conta do BMW X1.
O interior, por sua vez, lembra bastante o do Audi A3, com o qual divide a plataforma MQB (também utilizada pelo Q3). A cabine exibe saídas de ar redondas (uma em cada extremidade do painel e duas logo acima do console central). Nas configurações mais caras, o Q2 traz o Virtual Cockpit, painel totalmente digital de 12,3 polegadas e alta resolução que agrega o navegador GPS e está disponível para TT, R8, Q7 e A4, modelos mais caros da Audi. (Auto Estrada/Alessandro Reis)