Auto Estrada
Depois de lançar no ano passado sua primeira picape no Brasil, a média Duster Oroch, a Renault acaba de apresentar na Colômbia a Alaskan, picape de porte maior que compartilha carroceria e trem de força com a nova geração da Nissan Frontier. O utilitário da Renault começa a ser produzido neste ano no México, como a nova Frontier, e ambos os veículos passarão a ser fabricados também na Argentina até 2018.
Tanto a Alaskan quanto a nova Frontier serão comercializadas no Brasil, em data ainda a ser anunciada. Elas podem chegar ao país inicialmente vindas do México, mas é certo que virão para cá após começarem a ser montadas em solo argentino. As unidades que estarão disponíveis na Colômbia a partir deste ano, inclusive, terão fabricação mexicana.
A picape da marca francesa será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo. A versão da Renault se diferencia da Frontier pelo desenho da dianteira e pelo visual ligeiramente diferente das lanternas traseiras, enquanto laterais, portas, caçamba e vidros são idênticos. A plataforma comum aos dois modelos também servirá de base para uma inédita picape da Mercedes-Benz, ainda a ser apresentada.
Mecanicamente, a Alaskan tem capacidade de carga na faixa de uma tonelada e, na América do Sul, será oferecida com motor 2.3 diesel biturbo com potências de 160 cv e 190 cv e opção de tração 4×4 com reduzida ou 4×2. A transmissão, por sua vez, pode ser manual de seis marchas ou automática de sete velocidades. Um dos diferenciais tanto da picape da Renault quanto da variante da Nissan está na suspensão traseira, do tipo multilink, independente – tradicionalmente, picapes com carroceria sobre chassi, como é o caso de Alaskan e Frontier, têm eixo de torção na traseira. (Auto Estrada/Alessandro Reis)