SUV com cara de Mégane, Renault Koleos surge no Salão de São Paulo

UOL Carros

 

Nem Duster, nem Captur (ou Kaptur). O carro-chefe da Renault no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, será o SUV médio-grande Koleos.

 

Segundos fontes ligadas à marca e ouvidas por UOL Carros, o utilitário familiar estreia no país com a segunda geração, que compartilha estrutura e equipamentos com o novo Nissan X-Trail (Rogue nos EUA), espécie de primo-irmão.

 

Também são montados sobre esta base os novos Mégane (agora apenas hatch/cupê) e Talisman (sedã) – deles, o Koleos herda o visual com grade chamativa e cheia de cromados, conjunto óptico em forma de clipe de papel e lanternas horizontalizadas que dominam a traseira.

 

A primeira geração (atual) é vista no Brasil desde 2013, mas nunca passou pela nota de corte por ser antiquada e pequena.

 

Topo da gama de utilitários esportivos da marca francesa, o novo Koleos foi apresentado globalmente na China, durante o último Salão de Pequim. Ele promete, no Brasil, finalmente completar o quebra-cabeças do portfolio perfeito para a Renault.

 

Com 4,67 m de comprimento e 21 cm de altura do solo, o Koleos é cerca de 34 cm mais longo que o Duster. Além disso, é 22 cm mais comprido que o Kadjar (o modelo mais próximo da proposta do Captur abrasileirado), facilitando a vida da marca. Com ele, a equação para ter um SUV grande e bem equipado, com preço realista, finalmente pode fechar.

 

Ainda não há há, claro, informações sobre este valor, já que tudo está apenas no princípio de desenvolvimento.

 

De novo, podemos apostar: rivais por estilo e tecnologia são Audi Q5, Volkswagen Touareg, Kia Sorento, Hyundai SantaFe, Ford Edge e mesmo Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4 (estes sobre chassis).

 

Recheio francês

 

Na Europa, a nova gama Koleos estreia no final do ano com configurações 4×2 e 4×4, modos eletrônicos 2WD, 4WD Auto e 4WD Lock e motorização 1.2 turbo de 130 cv (usado no Kadjar) ou o atual 2.5 de 175 cv (compartilhado com o X-Trail), nas opções a gasolina (deixamos as diesel de lado, por ora). Câmbio é manual de seis marchas, mas o foco brasileiro seria o automático CVT X-Tronic (relações continuamente variáveis com comando eletrônico), emulando seis marchas.

 

Inicialmente, o Koleos garante conforto para cinco pessoas, com 640 litros para bagagem. Até a chegada ao Brasil, pode haver opção com sete lugares.

 

Sistema de entretenimento e comunicação com tela de até 8,7 polegadas, sistema de som premium Bose, reconhecimento por voz e gestos, além de freios automáticos e sensores de faixa e ponto cego estão previstos no exterior.

 

Modular

 

Ao bater o martelo favoravelmente ao Koleos, a Renault garante o mínimo do DNA francês em sua gama brasileira, ao mesmo tempo em que reforça a posição de ter modelos realmente novos, globais… e modulares, a exemplo da Volkswagen e Ford.

 

Tudo começa com a CMF-A (família modular de componentes, versão compacta) e o pequenino Kwid, mas com baixa expectativa: terá de vender bastante, mas foi desenvolvido na Índia e dançou em teste inicial de segurança.

 

Só a partir da CMF-CD (versão para médios e grandes), pode-se esperar algo realmente inovador em termos de visual, equipamentos e segurança – com nível similar ao oferecido à Europa.

 

Além delas, a Renault também trará a picape média, a Alaskan, construída sobre base compartilhada com Nissan (nova Frontier) e Mercedes-Benz. (UOL Carros/Eugênio Augusto Brito)