Venda de pneus cai 3% no primeiro trimestre do ano

ABCD Maior

 

A venda de pneus caiu 3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. No total foram comercializadas 17,6 milhões de unidade nos três primeiros meses de 2016.

 

De acordo com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), o volume de exportações com aumento de 26,4% não foi fuciciente para segurar a queda das vendas totais causadas principalmente pelas venda destinadas às montadoras (27,8%) e ao mercado de reposição (1,8%).

 

Para acompanhar o ritmo das vendas, a produção de pneus também sofreu queda de 7,6% no período, com 16,61 milhões de unidades produzidas, contra as 17,97 milhões registradas no primeiro trimestre do ano passado.

 

O presidente do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região, Marcio Ferreira, já mencionou ao ABCD MAIOR a dificuldade enfrentada pelas empresas instaladas na Região, Pirelli e Bridgestone, em eliminar os estoques. “São galpões inteiros cheios de pneus”, disse.

 

Desde o ano passado, as empresas realizaram demissões com a justificativa do mercado fraco e necessidade de adequar a produção à demanda. (ABCD Maior/Iara Voros)