Programa capacita autopeças e sistemistas da Região do ABCD e São Paulo

ABCD Maior

 

As indústrias de autopeças e sistemistas fornecedoras do setor automotivo contempladas pelo projeto Pro+Auto estão na reta final das reuniões de capacitação. A iniciativa termina em agosto e, nesta semana, os empresários estiveram reunidos no Consórcio Intermunicipal Grande ABC para troca de experiências e palestra conjunta.

 

O projeto foi lançado em 2014, por meio de convênio firmado entre o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e a Fundação Vanzolini, para capacitar e desenvolver fornecedores de autopeças nos municípios do ABCD e São Paulo. Ao todo são 35 empresas que receberam melhorias técnicas, gerenciais e de inovação; incentivo à interação e cooperação entre as empresas dos diferentes elos da cadeia produtiva; e formação de governança e implantação de estratégias de acesso a mercado.

 

Para o gerente executivo do projeto, Felipe Bussinger, os atendimentos individualizados realizados nas empresas contribuíram para a atualização dos procedimentos e melhorias no modelo de gestão praticado para atender os clientes e tornar a marca mais competitiva no mercado. “É uma iniciativa ambiciosa, que deixa os participantes mais preparados e com potencial reforçado para enfrentar o período delicado em que o setor automotivo está inserido”, disse.

 

Aprimoramento

 

O consultor Mitoshi Tsukamoto, da empresa Brudelcker, instalada em São Bernardo, afirma que a participação no programa vai resultar em melhorias de longo prazo na gestão da indústria familiar e na precificação dos produtos a serem oferecidos aos clientes. “É uma mudança de cultura que não é de um dia para o outro. Os clientes continuam fazendo pedidos, a dificuldade maior muitas vezes não está no mercado, mas sim na própria gestão da empresa, por isso temos que estar em constante aprendizado”, afirmou.

 

No caso da Component, empresa de Diadema, as principais melhorias a serem realizadas estavam concentradas nos setores de atendimento e de logística. Na avaliação do presidente, Roberto Korall, os resultados já podem ser percebidos. “Ao longo do projeto conseguimos implantar processos que aumentam a sobrevida da empresa e nos dá fôlego para continuar atravessando as dificuldades”, disse.

 

Incentivo

 

O projeto atende as diretrizes do Inovar Auto, programa do governo federal para estimular o investimento na indústria automobilística nacional e aumentar a nacionalização de componentes, tendo como uma das exigências a capacitação de fornecedores locais. O Pro+Auto tem o apoio da Cofauto (Câmara Setorial dos Fabricantes de Componentes Automotivos de Plástico) e da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico). (ABCD Maior/Iara Voros)